Famosos

Saiba qual será o impacto financeiro da pandemia nos “três grandes”

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias do Dia

O novo coronavírus terá causado um efeito retardado mas prolongado na economia global e o futebol não é regra e a prova disso é já os cortes salariais em muitos dos grandes clubes europeus, recordando que por exemplo a Juventus irá poupar mais de 10 milhões apenas na redução de salário de Cristiano Ronaldo.

A questão que se coloca agora é perceber quantos zeros terá a fatura dos “três grandes” do futebol português.

O problema para os clubes não se limita apenas às receitas televisivas, de bilheteira ou então de patrocínios, mas também ao valor das respetivas carteiras de futebolistas.

Foi neste último aspecto que o Observatório do Futebol Europeu calculou as primeiras estimativas com base no valor dos planteis de SL Benfica (331,5 milhões de euros), FC Porto (268,4 milhões de euros) e Sporting CP (120,2 milhões de euros) constantes no site transfermarkt.

Depois, a partir dai o CIES, aplicou, primeiro a menor desvalorização percentual.

«Tendo em conta o valor mínimo encontrado nos 98 clubes do estudo, os 16,7 do Stade Brestois, o Benfica perderia 55 M, o FC Porto, 45 e o Sporting, 20», calculou.

Portanto, tendo em conta estes valores, estamos a falar de perdas agredidas na ordem dos 120 milhões de euros, valor que pode chegar a um total de 200 milhões de euros, isto tendo por base a média desvalorização entre clubes com plantéis de valor similar.

Vejamos o caso do Benfica: no estudo do CIES, há dez clubes com plantéis avaliados entre os 300 e os 370 M e a média de perdas de todos é na ordem dos 26,6 por cento, pelo que as águias, aqui, desvalorizariam €87, 6 milhões.

Pela mesma ordem de ideias, o FC Porto, atendendo ao valor atual do plantel, perderia 28 por cento do total, ou seja, €75 M, praticamente a verba que estava obrigado a fazer na janela de transferências do próximo verão.

No caso do Sporting seriam 26,5 por cento, ou seja, 31,8 M.  No total, desvalorização agregada de 200 M.

 

 

fonte: abola

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias do Dia

 

Deixe o seu comentário: